domingo, 5 de outubro de 2014

Igreja de São Benedito em Bragança-pa


Em meados das décadas de 1720 e 1760 pensa-se na construção de um novo templo, o motivo, é que a Igreja de São João Batista não era capaz de atender ás mudanças geográficas e movimentos da população, além das péssimas condições. Foi implementada a construção de outro templo dedicado a Nossa Senhora do Rosário, atendendo à irmandade de muitos europeus e brancos residentes da época, esse novo templo também servia para os índios que estava sob o controle de jesuítas e colonos.
Anos mais tarde, nas últimas décadas do século XVIII, a igreja São João Batista carecia de reformas urgentes e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário não possuía tantas condições para a construção de seu templo, até então a Irmandade de São Benedito existia desde 1798 numa emida- pequena capela construída na lateral da igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, na época. Era uma construção relativamente precária, feita de taipa e sem muito conforto. 
No centro histórico a igreja de São Benedito é considerado patrimônio material, como a unica edificação existente desse tipo e com larga importância do patrimônio imaterial já que é o ponto central das manifestações de culto e devoção a São Benedito, de sua festividade e da Marujada de São Benedito de Bragança.

2 comentários:

  1. Salve, pessoal.
    Com relação à organização do blog, vejo que vocês já organizaram o espaço. Agora, existem certas procedimentos que precisam ser adotados com relação à forma e conteúdo.

    Com relação à forma:
    1. Sugiro trocar a imagem de fundo do blog. Seria interessante, por exemplo, colocar uma foto de fundo no blog mais ligada à temática de imagem e história. Por exemplo, uma foto antiga da Amazônia, ou uma foto de uma imagem histórica que permita uma leitura de seus significados.

    Com relação ao conteúdo:
    Em linhas gerais, a proposta do blog pode ser ampliada, contemplando os interesses dos membros do grupo. Por exemplo: O Alan tem um interesse grande na produção de imagens. Então, por que não fazer um ensaio fotográfico sobre algum tema ligado ao patrimônio da cidade?

    A Isabelly tem interesse em imagens medievais, a Joanne tem interesse em obras de arte, o Alex gosta de imagens do cotidiano, Lucas, creio, tem interesse em história regional.

    Dessa forma, o que é interessante é juntar os interesses e produzir conteúdo voltado a esses interesses. Minha tarefa para vocês, nesta semana, consiste em realizar o seguinte:

    Alan, você preparará um ensaio fotográfico sobre a cidade de Castanhal. Você deverá captar ângulos diferentes de prédios históricos, com uma intenção mais narrativa mesmo, e postar as fotos aqui. Explique o que você desejou fazer com as fotos em um texto de 300 palavras.

    Alex: você buscará uma imagem sobre o cotidiano da Amazônia, e fará um comentário de 500 palavras sobre a foto.

    Lucas: você deverá buscará uma imagem relativa à história da região, e fará um comentário de 500 palavras sobre a imagem escolhida.

    Joanne: faça uma comentário sobre uma obra de arte à sua escolha, com um texto de 500 palavras.

    Isabelly: texto de 500 palavras sobre uma imagem da idade média.

    Em todas as postagens façam uma reflexão sobre a importância histórica com o trabalho das imagens, identificando a importância de cada uma das imagens trabalhadas para a memória social.

    Prazo de postagem: 06 de novembro (valor 1,5 pontos)

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Seria interessante e necessário citar as fontes dos textos feitos em colagens, para bem da História e reconhecimento de seus autores.
    Prof. Dário Benedito Rodrigues

    ResponderExcluir