domingo, 5 de outubro de 2014

Igreja de São Benedito em Bragança-pa


Em meados das décadas de 1720 e 1760 pensa-se na construção de um novo templo, o motivo, é que a Igreja de São João Batista não era capaz de atender ás mudanças geográficas e movimentos da população, além das péssimas condições. Foi implementada a construção de outro templo dedicado a Nossa Senhora do Rosário, atendendo à irmandade de muitos europeus e brancos residentes da época, esse novo templo também servia para os índios que estava sob o controle de jesuítas e colonos.
Anos mais tarde, nas últimas décadas do século XVIII, a igreja São João Batista carecia de reformas urgentes e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário não possuía tantas condições para a construção de seu templo, até então a Irmandade de São Benedito existia desde 1798 numa emida- pequena capela construída na lateral da igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário, na época. Era uma construção relativamente precária, feita de taipa e sem muito conforto. 
No centro histórico a igreja de São Benedito é considerado patrimônio material, como a unica edificação existente desse tipo e com larga importância do patrimônio imaterial já que é o ponto central das manifestações de culto e devoção a São Benedito, de sua festividade e da Marujada de São Benedito de Bragança.